RSS

BIBLIOTECA DO ESCOTEIRO MIRIM

12 ago

GBS BEMQuando eu era mais novo, nunca conseguia achar os Manuais Disney na minha cidade! Só os encontrava em sebos ou oferecendo alguma outra revista em troca com amigos! Raramente, tinha em banca de jornal…

Então, veio o ano de 1985!
E “minha cabeça explodiu” quando descobri que seria lançada uma tal de BIBLIOTECA DO ESCOTEIRO MIRIM! E para a grande maioria que colecionava os manuais da época, O MANUAL DO ESCOTEIRO MIRIM, era o “master-blaster” dos manuais! Só que dessa vez, seria uma BIBLIOTECA!

CARACA!
Comprei o primeiro!
E confesso que foi decepcionante! Sim, foi…
Eu esperava algo mais baseado no “manual master-blaster” e não uma compilação de (quase) todos os manuais já lançados! Mesmo assim, continuei comprando e cada um que eu comprava, devorava em 2 dias de leitura!

No final, me senti feliz – e isso que importava, para um jovem gafanhoto!

GBS BEM capas
SOBRE A COLEÇÃO:
– Era composta por 20 edições de capa dura! Cada edição era dividida por seções que misturavam um pouco de cada manual (do Escoteiro Mirim (1971), do Tio Patinhas (1972), Prof. Pardal (1972), Mickey (1973), Magirama (1975), Jogos Olímpicos (1980), Televisão (1982), etc.
– As lombadas dos 20 volumes, formavam uma ilustração!
– Cada volume, trazia uma parte, do que (no final) seria uma estante de plástico
– Cada volume, vinha com um selo pra ser colado em uma cartela! No final, você trocava essa cartela por um relógio exclusivo !
– Foi lançada pela editora Nova Cultural em 1985 em edições avulsas nas bancas de jornal. Anos depois, o CIRCULO DO LIVRO relançou os manuais, agora com uma numeração nas lombadas (essa versão, é a mais encontrada em sebos)

GBS BEM Propaganda
CURIOSIDADES (da época):
– Como falei, fiquei decepcionado com o primeiro volume da Biblioteca;
– Tive 2 edições do #4 e do #12! A #12, foi de amigo secreto na escola!
– Briguei com um colega na escola, por ter riscado (com lápis) uma das páginas do #3;
– O #6, li duas vezes seguidas na praia. Odiava praia, ficava lendo…;
– Quando a primeira parte da minha estante conseguiu ficar de pé, já coloquei os 10 primeiros volumes ali! Só que a outra parte ficava “balangando” pela falta de apoio… e quase quebrou!
– Com a edição #4, veio um “carregador” de livros (foto)! A base dele era de plástico… e uma vez na praia (sim, a maldita praia), acabou deformando com o Sol (estava dentro do carro)! Por isso tive duas edições #4…;
– Como eu sempre lia e relia, as edições sofreram um pouco com esse “transporte”;
– O relógio que veio (diferente da propaganda, veio vermelho), acabou quebrando e minha Mãe jogou fora… mas como ele era todo desmontável, acabei salvando a parte da frente e a bateria (não me perguntem, sou um acumulador ehehehhehe – vejam a foto)!
– Usei esses livros pra fazer muito trabalho de escola! E um deles foi recusado, porque a minha professora falou que não aceitava “trabalhos pesquisados em gibis!” Então tá, né?

Atualizando:
Final do ano passado, encontrei (AINDA INTEIRO), o quebra-cabeças que vinha em uma das edições! Foi nostalgia pura montar de novo!! 🙂
Puzzle BdEMPra saber mais e relembrar dos outros manuais, mais uma vez, recomendo a matéria do pessoal do Planeta Gibi: SAUDADES DOS MANUAIS DISNEY?

 
3 Comentários

Publicado por em 12/08/2016 em DISNEY, LIVROS, QUADRINHOS ABRIL

 

Tags: , , , , , ,

3 Respostas para “BIBLIOTECA DO ESCOTEIRO MIRIM

  1. Shadow Knows

    28/10/2016 at 11:20 AM

    Legal. Eu tenho essa coleção também. O relógio infelizmente quebrou com o tempo, mas ainda tenho a estante, o “carregador de livros” (o meu é amarelo), o quebra-cabeça (que você não mencionou) e vários desses folhetos. Essa coleção marcou época.

    Curtir

     
    • HOJOCOMICS

      23/09/2017 at 5:09 PM

      Shadow… você sabia que eu encontrei esse quebra-cabeça esses dias? Ele estava bem guardado e inteirinho! Eu realmente me esqueci dele!! Depois arrumo esse erro! Ehehehehe Obrigado mesmo!

      Curtir

       
      • Shadow Knows

        23/01/2018 at 2:37 PM

        Legal que tenha encontrado o quebra-cabeça. Abs

        Curtir

         

Deixe um comentário